Acervo Célia Helena Digital

VÍDEOS/ACERVO E MEMÓRIA

Aílton Graça – ator – 3 de dezembro de 2020

Íntegra da entrevista on-line com Aílton Graça, mediada pelo ator e aluno do Célia, Dom Capelari, em 2020, em que Aílton aborda a sua trajetória, o racismo nas artes e na sociedade brasileira, seu envolvimento com o universo das escolas de samba, seu trabalho com o grupo Folias D’Arte e as particularidades do ofício do ator.

Acesso em: https://youtu.be/gg3J-r7A4IQ

Dudude – artista da dança – 3 de outubro de 2019

Trecho de uma palestra que Dudude deu no Célia Helena, em 2019, abordando a importância do ato criativo no campo da dança, do teatro e da performance. 

Acesso em: https://youtu.be/b4U54EhKMmo

Elisa Lucinda – poetisa e atriz – 27 de agosto de 2020

Íntegra da entrevista on-line com Elisa Lucinda, mediada pela atriz, pesquisadora e artista orientadora da Casa do Teatro, Célia Borges, em que a poetisa e atriz fala sobre a sua trajetória, o racismo nas artes e na sociedade brasileira, as culturas e as religiões de origem africana e as particularidades da linguagem poética. A atividade foi realizada pelo projeto Arte em Rede, do Célia Helena, em 2020.

Acesso em: https://youtu.be/hPgePihmYCg

Fábio de Souza Andrade – professor e crítico literário – 14 de novembro de 2019

Trecho de uma palestra que Fábio de Souza Andrade deu no Célia Helena, em 2006, abordando a importância do dramaturgo Samuel Beckett como um inventor de formas. 

Acesso em: https://youtu.be/5a6POmlK7P0

Fernando Eiras – ator – 28 de novembro de 2019

Trecho de uma palestra que Fernando Eiras deu no Célia Helena, em 2018, abordando a necessidade de o intérprete se reinventar a cada novo trabalho.

Acesso em: https://youtu.be/LTL5JpNkMYA

Fernando Peixoto – ator, diretor e teórico – 26 de setembro de 2019

Trecho de uma palestra que Fernando Peixoto deu no Célia Helena, na década de 90, abordando a formação do TBC, do Teatro de Arena e do Teatro Oficina. 

Acesso em: https://youtu.be/FwkkYBjiChc

Iná Camargo Costa – pesquisadora e professora teatral – 12 de setembro de 2019

Trecho de uma palestra que Iná Camargo Costa deu no Célia Helena, em 2006, falando sobre a influência do drama burguês no imaginário dramatúrgico do Ocidente.

Acesso em: https://youtu.be/5CYUmt78inU

Juliana Carneiro da Cunha – atriz – 11 de julho de 2019

Trecho de uma palestra que Juliana Carneiro da Cunha deu no Célia Helena, em 2004, abordando as particularidades do processo de construção da personagem no Théâtre du Soleil, companhia teatral francesa a qual ela pertence.

Acesso em: https://youtu.be/ukTF5v1RzNg

João Miguel – ator – 20 de junho de 2019

Trecho de uma palestra que João Miguel deu no Célia Helena, em 2015, refletindo sobre como a vida do intérprete se relaciona com a criação de suas personagens.

Acesso em: https://youtu.be/t1d2iMH_p-Y

Juca de Oliveira – ator e dramaturgo – 6 de junho de 2019

Trecho de uma palestra que Juca de Oliveira deu no Célia Helena, em 2015, abordando a insegurança inerente ao ofício do ator.

Acesso em: https://youtu.be/CLf-lz1VwB4

Kunumi MC – rapper indígena – 8 de outubro de 2020

Íntegra da entrevista on-line com Kunumi MC, mediada pelo compositor e professor do Célia, Gustavo Vellutini, em que o rapper indígena aborda a sua trajetória, a luta da juventude indígena e o cruzamento entre as estéticas pop e as vitalidades do povo Guarani. A atividade foi realizada durante a 2ª Semana Arte e Sociedade do Célia Helena, em 2020.

Acesso em: https://youtu.be/zePC_7CneUc

Leopoldo Nosek – psicanalista – 21 de novembro de 2019

Trecho de uma palestra que Leopoldo Nosek deu no Célia Helena, em 2018, falando sobre como a arte responde ao seu momento histórico, desmistificando a ideia de “gênio”, tão cara à cultura ocidental.

Acesso em: https://youtu.be/wla_M5JK6HA

Luís Alberto de Abreu – dramaturgo e roteirista – 18 de julho de 2019

Trecho de uma palestra que Luís Alberto de Abreu deu no Célia Helena, em 2004, abordando o sentido da arte numa sociedade marcada pelo consumo e pelo descartável.

Acesso em: https://youtu.be/sFln_RBeK5M

Maria Alice Vergueiro – atriz – 13 de junho de 2019

Trecho de uma palestra que Maria Alice Vergueiro deu no Célia Helena, em 2011, abordando os desafios de encenar “Katastrophé”, de Samuel Beckett, em 1986, com direção de Rubens Rusche.

Acesso em: https://youtu.be/54QaxY7YBu4

Nicette Bruno – atriz – 24 de outubro de 2019

Trecho de uma entrevista que Nicette Bruno deu à atriz Célia Helena, em 1994, abordando a importância de o teatro se abrir ao novo sem perder o contato com a tradição.

Acesso em: https://youtu.be/ZJovaE9yxIA

Nydia Licia – atriz – 1 de agosto de 2019

Trecho de uma entrevista que Nydia Licia deu à atriz Célia Helena, em 1994, abordando a sua experiência no TBC (Teatro Brasileiro de Comédia), a importância do trabalho dos diretores estrangeiros, além do legado dessa companhia.

Acesso em: https://youtu.be/r0fJjz3F6SM

Olívio Jekupé – escritor, filósofo e pesquisador, e Marlui Miranda – compositora e pesquisadora – 24 de setembro de 2020

Íntegra da entrevista on-line com Olívio Jekupé e Marlui Mirana, mediada pela diretora teatral e professora do Célia, Elisa Ohtake, em 2020, em que se abordam as artes, as vitalidades e as políticas dos povos indígenas, além da luta contra a violência e a opressão sofridas por esses povos.

Acesso em: https://youtu.be/L-sN2CKyEdY

Oswaldo Mendes – ator, dramaturgo e diretor teatral – 31 de outubro de 2019

Trecho de uma palestra que Oswaldo Mendes deu no Célia Helena, em 2015, abordando a importância do pensamento de Aristóteles e de Bertolt Brecht para se criar um teatro vivo.

Acesso em: https://youtu.be/AcqTY6Vky_A

Raul Cortez – ator – 29 de agosto de 2019

Trechos de uma palestra que Raul Cortez deu no Célia Helena pouco antes de morrer, em 2006, com depoimentos de Renato Borghi (ator, diretor e dramaturgo), Maria Fernanda Cândido (atriz) e Marco Antonio Rodrigues (diretor e professor do Célia Helena), além de um trecho do espetáculo “Um Certo Olhar”.

Acesso em: https://youtu.be/i3gEvETj90s

Renato Borghi – ator, diretor e dramaturgo – 4 de julho de 2019

Trecho de uma palestra que Renato Borghi deu no Célia Helena, em 2016, abordando os seus primeiros passos como ator, além do prazer e do desejo de representar, que contaminou toda a sua carreira.

Acesso em: https://youtu.be/lPagTtdJtS4

Ron Daniels – diretor – 10 de setembro de 2020

Íntegra da entrevista on-line com Ron Daniels, mediada pelo professor e diretor do Célia, Marco Antonio Rodrigues, em 2020, em que o diretor aborda a sua trajetória, seu início no Teatro Oficina e suas encenações da obra de William Shakespeare, na Inglaterra (onde foi diretor associado honorário da Royal Shakespeare Company), nos EUA, no Brasil e em outros países.

Acesso em: https://youtu.be/4B1GdDUfFoo

Thelma Guedes – escritora e roteirista – 15 de agosto de 2019

Trecho de uma palestra que Thelma Guedes deu no Célia Helena, em 2016, abordando a importância de se ter uma boa premissa para escrever uma novela.

Acesso em: https://youtu.be/lElKS-qU4WY

VÍDEOS/PRODUÇÃO ACADÊMICA

“Antígona”, direção de Marcelo Lazzaratto – 8 de agosto de 2019

Making Off da montagem da peça de Sófocles, apresentada como formatura do 6MA, da ESCH (Escola Superior de Artes Célia Helena), em 2018, com depoimentos de alunos (as) e do diretor, além de cenas de ensaio do espetáculo.

Acesso em: https://youtu.be/qLYMbhrZfeI

“A Revolução na América do Sul”, direção de Marco Antonio Rodrigues – 28 de junho de 2019

Making Off da montagem da peça de Augusto Boal, apresentada como formatura do 6N, da ESCH (Escola Superior de Artes Célia Helena), em 2018, com depoimentos de alunos (as) e do diretor, além de cenas de ensaio do espetáculo.

Acesso em: https://youtu.be/ZHYJOCMsTxQ

EPA (Encontro de Propostas Artísticas) – 7 de novembro de 2019

Entrevistas e cenas que integraram a programação do EPA (Encontro de Propostas Artísticas), em 2019, envolvendo o corpo discente do Célia Helena Centro de Artes e Educação.

Acesso em: https://youtu.be/jZM7WB4yHd0

“Erêndira”, direção de Marco Antonio Rodrigues – 14 de maio de 2020

Entrevistas com Marco Antonio Rodrigues (diretor), Cecilia Boal (psicanalista), Dagoberto Feliz (ator) e Claudia Barral (dramaturga), além de cenas do espetáculo “Erêndira”, com adaptação de Augusto Boal para a obra de Gabriel García Marquez, no Teatro Sesi, em 2019. Primeiro minidoc do Célia Helena Digital na fase de recolhimento, em 2020.

Acesso em: https://youtu.be/8QlqmU_dSO0

“Farinha do Mesmo Saco”, de Beatriz Miranda de Campos – 26 de julho de 2019

Exercício cênico realizado pelos alunos da ESCH (Escola Superior de Artes Célia Helena), em 2017, abordando os conflitos familiares. Trabalho acadêmico decorrente da disciplina “Construção da Dramaturgia”.

Acesso em: https://youtu.be/9BXNnB2qsQ8

“Frango Indigesto”, de Jorge William – 10 de outubro de 2019

Exercício cênico realizado pelos alunos da ESCH (Escola Superior de Artes Célia Helena), em 2017, criticando padrões de beleza e de comportamento. Trabalho acadêmico decorrente da disciplina “Construção da Dramaturgia”.

Acesso em: https://youtu.be/LHQEteDpG5M

“Hipólito³”, direção de Elisa Ohtake – 6 de junho de 2019

Making Off da montagem da peça criada a partir da obra de Eurípides, apresentada como formatura do 6MB, da ESCH (Escola Superior de Artes Célia Helena), em 2018, com depoimentos de alunos (as) e da diretora, além de cenas de ensaio do espetáculo.

Acesso em: https://youtu.be/NXpK3Yi4dF0

Marcelo Lazzaratto – diretor – 5 de dezembro de 2019

Trecho de uma entrevista que Marcelo Lazzaratto deu aos alunos Mica Ella e Will Silva, da Pós-graduação em Direção e Atuação do Célia Helena, em 2019, abordando a importância do afeto no teatro.

Acesso em: https://youtu.be/DnKAOQaFyYs

“O Dia Seguinte”, de Mýriam Shimon – 5 de setembro de 2019

Exercício cênico realizado pelos alunos da ESCH (Escola Superior de Artes Célia Helena), em 2017, abordando o tema da homofobia. Trabalho acadêmico decorrente da disciplina “Construção da Dramaturgia”.

Acesso em: https://youtu.be/piOzhpJ0rGg

“Olhos de Jabuticaba”, de Ana Carolina Pizzo – 19 de setembro de 2019

Exercício cênico realizado pelos alunos da ESCH (Escola Superior de Artes Célia Helena), em 2017, abordando a desconstrução da LGBTfobia. Trabalho acadêmico decorrente da disciplina “Construção da Dramaturgia”.

Acesso em: https://youtu.be/RGtdBkRFsTA

“O que mantém um homem vivo”, direção de Renato Borghi – 2 de abril de 2020

Entrevistas com Renato Borghi (ator, diretor e adaptador), Élcio Nogueira (ator e codiretor) e Georgette Fadel (atriz e codiretora), além de cenas do espetáculo “O que mantém um homem vivo”, de Bertolt Brecht, no TUSP, em 2019. Último minidoc do Célia Helena Digital na fase de recolhimento, em 2020.

Acesso em: https://youtu.be/1lt1PJehcB4

Projeto Cena Transversa – 12 de dezembro de 2019

Resumo da primeira edição do projeto Cena Transversa, em 2019, com cenas criadas a partir de textos de alunos (as) da Pós-graduação em Dramaturgia do Célia Helena, realizado por discentes e professores do Célia Helena Centro de Artes e Educação.

Acesso em: https://youtu.be/Z4GYJSJSrUQ

“Repúdio ao Elã”, de Loic Damiani – 6 de junho de 2019

Exercício cênico realizado pelos alunos da ESCH (Escola Superior de Artes Célia Helena), em 2017, abordando a crise criativa de um autor teatral. Trabalho acadêmico decorrente da disciplina “Construção da Dramaturgia”.

Acesso em: https://youtu.be/Prx_dxPhy3k

Retrospectiva do Célia Helena Digital 2019 (Acervo e Memória) – 19 de dezembro de 2019

Trechos de depoimentos de personalidades convidadas, que integraram o primeiro ano da programação do Célia Helena Digital, na vertente Acervo e Memória, em 2019.

Acesso em: https://youtu.be/0tCx-s_srzQ

Retrospectiva do Célia Helena Digital 2019 (Produção Acadêmica) – 26 de dezembro de 2019

Trechos de depoimentos e cenas de alunos (as) e professores (as), que integraram o primeiro ano da programação do Célia Helena Digital, na vertente Produção Acadêmica, em 2019.

Acesso em: https://youtu.be/INGnS8fMOqU

Retrospectiva do Célia Helena Digital 2020 – 22 de dezembro de 2020

Trechos de depoimentos on-line de convidados (as) como o ator Aílton Graça, a atriz e poetisa Elisa Lucinda, o escritor, filósofo e pesquisador Olívio Jekupé, o ator Renato Borghi e o diretor de teatro Ron Daniels, entre outros, que integraram a programação do Célia Helena, em 2020.

Acesso em: https://youtu.be/EwibCb5vy4Q

“Senhora dos Afogados”, direção de Marcelo Lazzaratto – 30 de abril de 2020

Making Off da montagem da peça de Nelson Rodrigues, apresentada como formatura do 6MA, da ESCH (Escola Superior de Artes Célia Helena), em 2019, com depoimentos de alunos (as) e do diretor, além de cenas de ensaio do espetáculo.

Acesso em: https://youtu.be/Zg5EWGCd_HI

“Trem”, de Luiza De Luca Jaffe – 22 de agosto de 2019

Exercício cênico realizado pelos alunos da ESCH (Escola Superior de Artes Célia Helena), em 2017, inspirado nos horrores do campo de concentração de Auschwitz. Trabalho acadêmico decorrente da disciplina “Construção da Dramaturgia”.

Acesso em: https://youtu.be/GB9q3EFwh48

VÍDEOS/PRODUÇÃO ARTÍSTICA

“Palimpsesto”, de Claudia Barral e Marcos Barbosa – 6 de junho de 2019

Fragmento do curta-metragem de autoria de Claudia Barral e Marcos Barbosa, realizado em coprodução com a ESCH (Escola Superior de Artes Célia Helena), em 2018.

Acesso em: https://youtu.be/haKbjofUaP4