Licenciatura

O Curso de Licenciatura em Teatro da Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH), autorizado com conceito máximo pelo MEC, visa formar professores capazes de exercer a docência como ação educativa e processo pedagógico, envolvendo conhecimentos específicos e interdisciplinares, bem como conceitos, princípios e objetivos da formação que se desenvolvem entre conhecimentos científicos e culturais.

A formação artística, pedagógica e humanista do licenciado é concebida por meio por meio de componentes curriculares ou por ações de estágio supervisionado, contemplando uma contínua integração entre a prática cênica e o ensino de teatro.

Ao final de quatro anos de curso, o aluno recebe o diploma com o título de Licenciado em Teatro.

Como a formação de licenciados em teatro na capital do estado de São Paulo ainda é diminuta, a Licenciatura em Teatro da ESCH adequa-se à recente alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que estabelece que as artes visuais, a dança, a música e o teatro são linguagens que constituem o componente curricular “Artes” no ensino formal de nível básico, o que impõe urgência na formação de professores para atuar neste campo do ensino.

Duração: 4 anos
Períodos de aula: Manhã (08h15 – 13h00) ou Noite (19h – 23h) com aulas ministradas de segunda à sexta-feira.
Pré-requisito para iniciar o curso: Ter concluído o ensino médio
Processo seletivo 
dias 5, 6 e 7 de novembro
Resultado dos candidatos aprovados: 11 de novembro de 2020, a partir das 19h, por e-mail

Acesse aqui o Manual do Candidato.

O processo seletivo contará de duas etapas:
1. redação
2. entrevista com a coordenação

O candidato deverá enviar uma redação, com o mínimo de 2.000 caracteres (com espaços) até o dia 31 de outubro com o seguinte tema:

A partir do poema de Manoel de Barros citado abaixo, em que sentido você vê paralelos com a sua expectativa em relação ao curso de teatro e o trabalho do ator. 

“A maior riqueza do homem é a sua incompletude.
Nesse ponto sou abastado.
Palavras que me aceitam como sou – eu não aceito.
Não aguento ser apenas um sujeito que abre
portas, que puxa válvulas, que olha o relógio, que
compra pão às 6 horas da tarde, que vai lá fora,
que aponta lápis, que vê a uva etc. etc.
Perdoai.
Mas eu preciso ser Outros.
Eu penso renovar o homem usando borboletas.”

Será on-line via plataforma Zoom. Após a entrega da redação, o atendimento entrará em contato, por e-mail ou por WhatsApp, com o candidato, para agendar um horário.

Inscrição on-line



Endereço





Manhã Noite

5 de novembro 6 de novembro 7 de novembro


Foi concebida de modo a conjugar, ao máximo, em plena integração, a formação artística e pedagógica, possibilitando a atuação profissional para o ensino de Artes assim como a plena atuação em todas as áreas das Artes da Cena. Prevê também conteúdos desenvolvidos por meio de práticas como componentes curriculares (PCC) e por ações relacionadas ao estágio curricular supervisionado.  

Disciplinas

Fundamentos da Interpretação I

Fundamento da Interpretação II

Interpretação I

Interpretação II

Poéticas da Atuação

Projeto de Encenação

Estudo e Prática Corporal I, II, II, IV, V e VI

Estudo e Prática Vocal I, II, II, IV, V e VI

Expressão Musical I e II

Improvisação

Construção da Dramaturgia

Cenografia e Espaço Cênico

Matrizes Culturais do Brasil

Caracterização Cênica e Figurino

Expressão em Artes Visuais

Jogos e Pedagogia Teatral

Ética e Estudos sobre o Ensino do Teatro

Língua Brasileira de Sinais

Subjetividade e Aprendizagem

Políticas Nacionais de Ensino

Temas Especiais de Inclusão

História do Espetáculo Teatral I e II

História do Teatro I e II

História do Teatro Brasileiro I e II

Estética

Trabalho de Conclusão de Curso

Estágio Curricular Supervisionado