Licenciatura

Inscrições abertas!

Processos seletivos:
Dia 23/10 (sábado) – seletivo on-line, das 10h às 17h
Dia 24/10 (domingo) – seleo presencial, das 14h às 19h

    Inscrição on-line - Licenciatura



    Endereço






    Manhã Noite



    A Licenciatura em Teatro forma atrizes e atores que poderão transitar pelas diferentes plataformas, atuando profissionalmente no cinema, na televisão e no teatro, com a possibilidade de levar sua experiência para a sala de aula em variados campos de atuação. Ensino formal em escolas de ensino fundamental e médio, cursos livres e organizações do terceiro setor são territórios complementares de atuação profissional para o licenciado. A formação artística, pedagógica e humanista do licenciado é acrescida de estágio supervisionado, contemplando uma contínua integração entre a prática cênica e o ensino de teatro.

    Esta é mais uma ação da Escola Superior de Artes Célia em sintonia com a recente alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que estabelece que as artes visuais, a dança, a música e o teatro são linguagens que constituem o componente curricular “Artes” no ensino formal de nível básico, o que impõe urgência na formação de professores para atuar neste campo do ensino.

    Importante destacar que o curso de Licenciatura em Teatro mantém a tradição do Célia Helena, em que pesquisa e ofício assumem um caminho de coerência com as mudanças sociais, artísticas e pedagógicas.

    Duração: 4 anos.
    Períodos de aula: Manhã (08h15 – 13h00) ou Noite (19h – 23h) com aulas ministradas de segunda a sexta-feira.
    Pré-requisito para iniciar o curso: Ter concluído o ensino médio.

    Acesse aqui o Manual do Candidato.

    O processo seletivo contará de três etapas:

     Para esta etapa, o candidato dissertará sobre um tema referente à profissão de ator/atriz e da arte teatral, que será enviado no e-mail de confirmação da inscrição. A redação deverá ser enviada para o site: https://www.celiahelena.com.br até o dia 20 de outubro às 18h. Na redação será avaliada a capacidade de expressão, desenvolvimento da escrita e reflexão do candidato.

    Diálogo com o candidato sobre suas expectativas em relação ao curso e à profissão. No ato da entrevista, o candidato fará leitura em voz alta de um pequeno texto. Esta etapa reflete um dos principais procedimentos da ESCH: acompanhar a trajetória do aluno, sua inserção na vida acadêmica, imersão em estudos e em projetos científicos.

    Participação em exercícios em grupo conduzidos por professores da Escola Superior de Artes Célia Helena. (ESCH). Para a realização das provas práticas, o candidato deverá estar vestido com roupa confortável que não restrinja sua mobilidade ou flexibilidade corporal. Todas as atividades presenciais seguirão os rígidos protocolos de saúde estabelecidos pelo Instituto Social Oswaldo Cruz, seguindo as determinações dos organismos de saúde.

    Datas e Horários:
    Início: fevereiro de 2022
    Término: dezembro de 2025
    Período: Manhã (08h15 – 13h00) ou Noite (19h00 -23h00), com aulas ministradas de segunda a sexta-feira.

    Formato:
    Aulas presenciais, na unidade, e atividades on-line, realizadas por vídeo conferência em aulas ao vivo, pelas plataformas Zoom e Teams.

    Local:
    Avenida São Gabriel, 462 – Itaim Bibi.

    Pré-requisito:
    Ter concluído o Ensino Médio

    Foi concebida de modo a conjugar, ao máximo, em plena integração, a formação artística e pedagógica, possibilitando a atuação profissional para o ensino de Artes assim como a plena atuação em todas as áreas das Artes da Cena. Prevê também conteúdos desenvolvidos por meio de práticas como componentes curriculares (PCC) e por ações relacionadas ao estágio curricular supervisionado.  

    Disciplinas

    Fundamentos da Interpretação I

    Fundamento da Interpretação II

    Interpretação I

    Interpretação II

    Poéticas da Atuação

    Projeto de Encenação

    Estudo e Prática Corporal I, II, II, IV, V e VI

    Estudo e Prática Vocal I, II, II, IV, V e VI

    Expressão Musical I e II

    Improvisação

    Construção da Dramaturgia

    Cenografia e Espaço Cênico

    Matrizes Culturais do Brasil

    Caracterização Cênica e Figurino

    Expressão em Artes Visuais

    Jogos e Pedagogia Teatral

    Ética e Estudos sobre o Ensino do Teatro

    Língua Brasileira de Sinais

    Subjetividade e Aprendizagem

    Políticas Nacionais de Ensino

    Temas Especiais de Inclusão

    História do Espetáculo Teatral I e II

    História do Teatro I e II

    História do Teatro Brasileiro I e II

    Estética

    Trabalho de Conclusão de Curso

    Estágio Curricular Supervisionado