DIREÇÃO E ATUAÇÃO

Direção e Atuação – Especialização em nível de pós-graduação lato sensu

 

 

Na Pós-Graduação em Artes da Cena: Direção e Atuação, os profissionais encontram um amplo espaço para estudos e pesquisas autorais. O curso oferece caminhos práticos e teóricos para que o aluno aprenda a trabalhar sua criatividade em todos os âmbitos da cena contemporânea.

As disciplinas propiciam ao ator e ao encenador a possibilidade de se aprofundarem em diversos elementos que compõem a cena – desde a escolha da linguagem – até recursos complementares à cena como iluminação, cenografia e figurino.

Desde 2010 formando profissionais especializados, o curso é referência na área das artes do espetáculo.

Informe-se sobre as políticas de apoio financeiro às diversas categorias: atores, profissionais da área afins, sindicalizados ou cooperativados, professores e ex-alunos da ESCH.

 Informações do curso
InícioEm breve novas turmas!
Dia e horárioSábados, das 9h às 13h e das 14h às 18h
 Duração16 meses (3 semestres)
 Carga horária 380 horas
 Local Av. São Gabriel, 462 – Itaim Bibi

Coordenação: Dr. Daves Otani e Marco Antonio Rodrigues (Diretor teatral)

Professores: O corpo docente vem sendo representado por uma gama de renomados artistas convidados para cada conteúdo do curso. Dentre eles, Dr. André Carreira, Bruno Garcia (Light designer), Dr. Cassiano Sydow QuiliciDr. Daves Otani, Elisa Ohtake (Diretora), Dra. Giuliana Simões, Marco Antonio Rodrigues (Diretor), Dr. Marcelo LazzarattoDr. Matteo BonfittoDiretor Ruy CortezDra. Sônia AzevedoDra. Sonia GoussinskyMe. Ulisses Cohn (Cenógrafo)

Para mais informações sobre o curso, entre em contato:
posgraduacao@celiahelena.com.br ou (11) 3884-8294

*Matriz sujeita a alterações.
** Abertura de turma condicionada a um número mínimo de alunos.

Módulos

Fundamentos da Direção Teatral, estudos sobre atuação contemporânea, gêneros e linguagens. Princípios da Cena sob a perspectiva de Stanislávski, Meyerhold, Brecht e Grotowski.

Sob o ponto de vista do entrelaçamento entre teoria e prática, desenvolvimento de experiências com atuação e direção em linguagens específicas.

Diálogos interdisciplinares a respeito de processos criativos de profissionais renomados na área das artes da cena, que oferecem oportunidade de troca de experiências. Nesses módulos, que acontecem em dois semestres, o aluno tem a possibilidade de definir temas que complementem sua formação, a partir de seu percurso e interesses artísticos específicos.

Introdução a temas centrais em estética e em filosofia da arte. Questões fundamentais de pesquisa em artes.

Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar sob a coordenação de orientadores vinculados a eixos temáticos transversais aos demais cursos de Pós-Graduação da ESCH. Atividades integradas de orientação, compartilhamento de processos de pesquisa e troca de experiência para elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso teórico ou prático.