DIREÇÃO E ATUAÇÃO

Direção e Atuação – Especialização em nível de pós-graduação lato sensu

Início: agosto de 2021

Na Pós-Graduação em Artes da Cena: Direção e Atuação, os profissionais encontram um amplo espaço para estudos e pesquisas autorais. O curso oferece caminhos práticos e teóricos para que o aluno aprenda a trabalhar sua criatividade em todos os âmbitos da cena contemporânea.

O curso tem a duração de 18 meses (380 horas) atualmente é ministrado no formato híbrido, com aulas on-line e encontros presenciais pontuais.

As disciplinas propiciam ao ator e ao encenador a possibilidade de se aprofundarem em diversos elementos que compõem a cena – desde a escolha da linguagem – até recursos complementares à cena como iluminação, cenografia e figurino.

Desde 2010 formando profissionais especializados, o curso é referência na área das artes do espetáculo.

Processo seletivo feito por análise de currículo, carta de intenção e conversa com a coordenação.

Informe-se sobre as políticas de apoio financeiro às diversas categorias: atores, profissionais da área afins, sindicalizados ou cooperativados, professores e ex-alunos da ESCH.

Coordenação: Dr. Daves Otani e Marco Antonio Rodrigues (Diretor teatral)

Professores: O corpo docente vem sendo representado por uma gama de renomados artistas convidados para cada conteúdo do curso. Dentre eles, Dr. André Carreira, Bruno Garcia (Light designer), Dr. Cassiano Sydow QuiliciDr. Daves Otani, Elisa Ohtake (Diretora), Dra. Giuliana Simões, Marco Antonio Rodrigues (Diretor), Dr. Marcelo LazzarattoDr. Matteo BonfittoDra. Sônia AzevedoDra. Sonia GoussinskyMe. Ulisses Cohn (Cenógrafo)

Para mais informações sobre o curso, entre em contato:
posgraduacao@celiahelena.com.br ou (11) 3884-8294

*Matriz sujeita a alterações.
** Abertura de turma condicionada a um número mínimo de alunos.

 

Neste período de quarentena, devido às restrições de contato social recomendadas, o curso de pós-graduação lato sensu em Direção e Atuação está sendo ministrado no formato on-line, com a possibilidade de atividades híbridas. Neste formato, as aulas acontecem remotamente com o uso de recursos digitais, de modo síncrono, através das plataformas Zoom e Teams. Alguns encontros presenciais pontuais serão oferecidos, sendo marcados com 30 dias de antecedência e planejados no formato híbrido, de modo que aqueles que não puderem comparecer presencialmente possam participar da aula remotamente. Os encontros presenciais estão sendo planejados de acordo com as orientações do Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz, seguindo procedimentos e protocolos de segurança sanitária amplamente estudados. A parceria entre este instituto e a Escola Superior de Artes Célia Helena tem possibilitado, além da vistoria e orientações sobre a preparação técnica do espaço físico em relação ao distanciamento, comunicação visual e segurança sanitária, o treinamento das equipes de professores e funcionários. Corpo docente e equipe de funcionários estão aptos para conduzir o curso no formato on-line, com atividades pontuais híbridas, mantendo a qualidade de ensino eo patrimônio de conhecimentos adquiridos por mais de quatro décadas do Célia Helena.

Módulos

Fundamentos das Artes da Cena, estudos sobre atuação e direção contemporânea, estética, gêneros e linguagens. Princípios da cena sob as perspectivas  stanislavskiana, épica, do teatro antropológico e das vanguardas do início do século XX.

Sob o ponto de vista do entrelaçamento entre teoria e prática, desenvolvimento de experiências com atuação e direção em linguagens específicas.

Diálogos interdisciplinares a respeito de processos criativos, tópicos especiais em direção e atuação e temas especiais em estética e filosofia da arte.

Nesse módulo o aluno tem possibilidade de definir temas e assuntos que complementem sua formação a partir de seu percurso e interesses artísticos específicos.

Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar sob a coordenação de orientadores vinculados a eixos temáticos transversais aos demais cursos de Pós-Graduação da ESCH. Atividades integradas de orientação, compartilhamento de processos de pesquisa e troca de experiência para elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso teórico ou prático.