Parcerias Internacionais

O Célia Helena Centro de Artes e Educação tem nos últimos anos intensificado a sua atuação internacional, por meio da prospecção e da realização de acordos bilaterais já firmados com instituições europeias, latino-americanas e norte-americanas, com o objetivo de oferecer aos seus alunos um horizonte de formação mais amplo através de uma experiência intercultural e acadêmica.

Dispõe hoje de diversos acordos de cooperação internacionais firmados com as instituições abaixo, envolvendo a Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH) e o Teatro-escola Célia Helena (TECH).

Stockholm Academy of Dramatic Arts (SADA) – Stockholm University of Arts (SUA) – Estocolmo, Suécia

A parceria entre Stockholm Academy of Dramatic Arts (SADA) e a Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH) envolve projetos bilaterais que são realizados no Brasil.

Oferecemos em São Paulo workshops em que nossos alunos têm a oportunidade de integrar ações artísticas, dirigidos por professores de Estocolmo, na linha de pesquisa e atuação chamada Performing Arts and Landscape, com o apoio de Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), no Parque Ibirapuera.

As propostas de projetos com SADA privilegiam a multidisciplinaridade, a escuta e a valorização do ambiente, da Landscape como um conceito que abrange pessoas, comportamentos, ambientes, políticas, trajetos, itinerários; seja no contexto urbano quanto rural.

Stockholm Academy of Dramatic Arts
Stockholm University of Arts

New York Film Academy (NYFA) – Nova York, Estados Unidos

A parceria viabiliza a participação de alunos da ESCH e do TECH em audições com professores da NYFA, com a possibilidade de concorrer a bolsas parciais de estudo para cursos de curta duração e mestrado nas áreas de Teatro Musical, Atuação para Cinema, etc.

New York Film Academy

Central Saint Martins (CSM) – University of Arts London (UAL) – Londres, Reino Unido 

A parceria com a CSM – UAL envolve workshops e cursos de curta duração em Londres e, em especial, viabiliza a participação de nossos estudantes na Summer School: London Theatre Experience, que configura uma experiência de três semanas de aprimoramento intenso nas áreas de artes cênicas sob direção de professores da CSM.

Na ESCH, são realizadas audições com professores da Central Saint Martins e apoio da STB (Student Travel Bureau), para selecionar os participantes de programas intensivos em Londres.

São 3 possibilidades diferentes de workshop:
– Atuação para câmera e uso do microfone (locução e dublagem);
– Musicalidade e canto para atores;
– Comédia, improviso e clown.

Summer School: London Theatre Experience
Central Saint Martins
University of Arts London

Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE) – Porto, Portugal

ESMAE é parceria da ESCH desde 2010. Recebemos professores portugueses para nossos cursos de pós-graduação e estreitamos a colaboração com a instituição por meio de projetos desenvolvidos junto com SADA.

Moscow Art Theatre School (MXT) – Moscou, Rússia

A parceria com a Escola-Estúdio e Teatro e Arte de Moscou (EETAM) prevê a realização de atividades artístico-culturais: eventos, seminários, cursos e publicações.

Obtivemos no acordo de cooperação a representação exclusiva da EETAM no Brasil pela ESCH e a oportunidade de participação de nossos alunos nos cursos intensivos de verão na Stanislavsky Summer School, em Boston, Estados Unidos, e nos cursos de inverno realizados na EETAM, em Moscou.

Moscow Art Theatre School
Summer School, Boston
Winter Extension

Russian State Institute of Theatre Arts (GITIS) – Academia Russa de Arte – Moscou, Rússia

Russian State Institute of Theatre Arts (GITIS)
Aliança Russa sobre GITIS